sexta-feira, 20 de maio de 2011

por que alguns computadores da rede nao entra em certo site?

A resposta parece simples, se não entra é porque o site não precisa ser utilizado pela empresa.

A configuração de acessos a sites é feito no servidor de internet da empresa, geralmente utiliza um servidor Linux, e nele há algumas formas de configurar o que os calaboradores da empresa tem acesso, a pastas de rede, as quais impressoras... e a quais sites podem acessar.

Nessas cinfigurações de site que podem ser acessados existem formas de bloqua as palavras contidas, os sites que serão bloqueados, essas conhecidas como black list, vc faz uma listagem de palavras bloqueadas e sites, e o pessoal não pode acessar, e existe tbm a white list, que é a listagem de sites que podem ser acessados, apenas os sites dessa listagem os que não estiverem não poderão ser acessados.

Algumas empresas adotam a opção por firewall, onde cria-se logins e senhas de internet e com a listagem de ips das maquinas determina quem vai seguir as regras do servidos e quem vai passar por fora podendo acessar qualquer site.

Mas porque usar isso? simples se a empresa quer ter um rendimento maior da sua equipe bloqueia alguns sites de relacionamento, alguns comunicadores, a sim os colaboradores ficam focados em seu serviço...(o texto continua no Blog do Skelotto sobre a opinião pessoal se bloquear sites e serviços ajuda ou prejudica na evolução dos afazeres de uma empresa.)


Nenhum comentário:

Postar um comentário