Resolver problemas de conexão Wi-Fi no Windows 10

 

Resolver problemas de conexão Wi-Fi no Windows 10 pode ser um processo simples se seguir um conjunto organizado de etapas. Aqui está um guia passo a passo para solucionar esses problemas:


 

1. Verifique a Conexão Física

  • Certifique-se de que o roteador esteja ligado: Verifique se todos os cabos estão conectados corretamente e se as luzes do roteador indicam uma conexão estável.
  • Reinicie o roteador e o modem: Desligue e ligue novamente o roteador e o modem. Espere alguns minutos para que eles reiniciem completamente.

2. Verifique a Configuração de Rede no Windows 10

  • Verifique se o Wi-Fi está ativado:
    • Clique no ícone de rede na bandeja do sistema (normalmente no canto inferior direito).
    • Certifique-se de que a opção Wi-Fi esteja ativada.

3. Reinicie o Computador

  • Muitas vezes, um simples reinício pode resolver problemas temporários.

4. Conecte-se à Rede Wi-Fi Manualmente

  • Esqueça a rede e reconecte-se:
    • Vá para Configurações > Rede e Internet > Wi-Fi.
    • Clique em Gerenciar redes conhecidas.
    • Selecione a rede Wi-Fi que está causando problemas e clique em Esquecer.
    • Reconecte-se à rede inserindo a senha novamente.

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5. Diagnosticar Problemas de Rede

  • Use o solucionador de problemas de rede integrado:
    • Clique com o botão direito do mouse no ícone de rede na bandeja do sistema.
    • Selecione Solucionar problemas e siga as instruções do assistente.

6. Verifique as Configurações do Adaptador de Rede

  • Atualize os drivers do adaptador de rede:
    • Pressione Win + X e selecione Gerenciador de Dispositivos.
    • Expanda a seção Adaptadores de rede.
    • Clique com o botão direito do mouse no adaptador de rede Wi-Fi e selecione Atualizar driver.
    • Escolha Pesquisar automaticamente software de driver atualizado.

7. Redefina o Adaptador de Rede

  • Redefinir as configurações de rede:
    • Vá para Configurações > Rede e Internet > Status.
    • Role para baixo e clique em Redefinição de rede.
    • Siga as instruções para reiniciar seu computador.

8. Verifique as Configurações de IP

  • Configurar IP automático:
    • Pressione Win + R, digite ncpa.cpl e pressione Enter.
    • Clique com o botão direito do mouse no adaptador Wi-Fi e selecione Propriedades.
    • Selecione Protocolo IP Versão 4 (TCP/IPv4) e clique em Propriedades.
    • Certifique-se de que as opções Obter um endereço IP automaticamente e Obter o endereço dos servidores DNS automaticamente estejam selecionadas.

9. Verifique o Servidor DNS

  • Usar um servidor DNS público:
    • Abra as propriedades do adaptador Wi-Fi conforme as instruções acima.
    • Em Protocolo IP Versão 4 (TCP/IPv4), selecione Usar os seguintes endereços de servidores DNS.
    • Insira os servidores DNS do Google: 8.8.8.8 e 8.8.4.4.

10. Verifique o Firewall e o Software de Segurança

  • Desative temporariamente o firewall e o antivírus:
    • Alguns firewalls ou programas antivírus podem interferir na conexão. Desative-os temporariamente para ver se isso resolve o problema.

11. Outras Considerações

  • Interferências: Outros dispositivos eletrônicos podem causar interferência. Mantenha o roteador longe de micro-ondas, telefones sem fio, etc.
  • Proximidade do Roteador: Certifique-se de que seu dispositivo esteja dentro do alcance do roteador.

12. Contate o Suporte Técnico

  • Se nenhum dos passos acima resolver o problema, pode ser necessário contatar o suporte técnico do seu provedor de internet ou fabricante do roteador.

Seguindo essas etapas, você deve ser capaz de identificar e resolver a maioria dos problemas de conexão Wi-Fi no Windows 10.

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